Um aspecto a reflectir sobre a relação entre elementos trágicos e românticos em Frei Luís de Sousa observa-se na evolução psicológica fatal das personagens.
Assim, em Madalena, este conflito verifica-se entre o passado pecaminoso e o presente, assente no amor por Manuel; em Telmo, verifica-se na sua mudança de fidelidade a D. João para o amor a Maria.
Contrariando a riqueza psicológica destas personagens, surge D. João, personificando a indissociabilidade dos laços matrimoniais, que, por respeito à fé católica de Garrett e aos factos históricos, vencem o confronto entre os sentimentos e o dogma, ao destruir fatalmente a família. No entanto, o arrependimento final de D. João demonstra a posição pessoal do autor. Esta obra apresenta-se ainda profunda nas semelhanças entre o regresso do passado, com esta personagem, e o mito sebástico.
Mas é também através dos traços heróicos de Manuel de Sousa Coutinho que é desenvolvido o mito, na comparação indirecta com o presente de produção da peça, pretendendo o autor transmitir a mensagem dos prejuízos da inacção popular que compromete o progresso e, portanto, da necessidade de reacção, o que esteve na origem da inaceitação da peça no seu tempo.
Francisco Gonçalves, 11ºC
terça-feira, 30 de março de 2010
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