A adaptação de “Frei Luís de Sousa” pela companhia “Actus” à qual assistiram as turmas do 11º ano da Escola Secundária/3 Garcia de Orta, no passado dia 27 de Janeiro, revelou-se verdadeiramente incipiente.
A representação esteve aquém das expectativas, tanto a nível da projecção da voz por parte dos actores, como ao nível da sua representação, sendo o cenário e a caracterização das personagens factores igualmente causadores da desilusão criada nos espectadores.
Centremo-nos primeiramente nos actos e na falta de capacidade dos actores em transmitir aos espectadores os sentimentos revelados pelas personagens do texto original. D. Madalena de Vilhena foi a personagem pior interpretada por causa do tom monocórdico e por vezes inaudível utilizado pela actriz que a encarnou. Na cena em que Manuel de Sousa Coutinho incendeia a sua própria casa, esta Madalena revela-se muito passiva, não correspondendo ao terror que a verdadeira Madalena denuncia, ao perceber que terá de se confrontar com o seu passado no palácio do seu primeiro marido para onde se deslocarão, um espaço fechado e soturno que contribuirá para a agudização dos seus terrores.
Para além disso, o cenário apresentado revelava falhas cruciais para a percepção do desenlace final. Os únicos adereços que permitiam ao espectador perceber que a cena tinha deixado de decorrer na casa de Manuel de Sousa Coutinho e passado a centrar-se no palácio de D. João de Portugal eram as três imagens colocadas como pano de fundo. Sendo o cenário um elemento extensiva e pormenorizadamente descrito na obra original, que permite fazer a transição de um local aberto, claro e onde não existiam grandes preocupações, para um local que já tivemos oportunidade de descrever como fechado, obscuro e que deixa a expectativa da ocorrência de uma catástrofe.
Em suma, uma ida ao teatro que era esperada com grande entusiasmo revelou-se uma desilusão, deixando a maioria dos alunos sem vontade de repetir a experiência, pelo menos num futuro próximo.
Mariana Branco nº18 11ºD
Marta Xavier nº20 11ºD
Pedro Leite nº21 11ºD
domingo, 7 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário